Friday, July 25, 2008

Asas, amigos, Bookcrossing e a minha vida


Como todos os que me conhecem sabem, faço parte, desde Fevereiro de 2005, de uma comunidade virtual de partilha de livros que se chama Bookcrossing. Ouvi falar do conceito num programa da SIC Mulher, o "Elas em Marte", onde três bookcrossers - a Cokas, a nninoca e o Sossap - explicavam um pouco a história do movimento (que nasceu nos Estados Unidos) e a forma como é vivido em Portugal.

Achei a ideia de partilhar os nossos livros fantástica e, no dia seguinte, registei-me no site (sou a fungaga) e por lá ando, ainda hoje. Ao princípio, ainda tentei passar a mensagem a alguns amigos e familiares, mais amantes da leitura, mas - por uma razão ou outra - só uma amiga (a Maio) aderiu.

O que é que aconteceu nestes três anos e meio? Li, li, li. Sempre foi algo que fiz, mas - graças ao BC - conheci novos autores, li livros em que nunca teria pegado numa livraria, gostei de uns, adorei outros, não gostei de alguns... li sobretudo bookrings, que são empréstimos, que circulam, pelo correio, entre vários leitores. Como existe um fórum de discussão português, passo também por lá algum tempo; dependendo do tempo que tenho livre, participo mais ou menos, mas nunca vou à net que não passe por lá. Conheci, também, algumas pessoas ao vivo e fiz alguns amigos que prezo muito.

O que mais me impressionou nesta comunidade foi, desde sempre, a generosidade que todos demonstram. Aquilo que faz muita confusão à maior parte das pessoas ("Mas emprestas os teus livros a desconhecidos? E se os perdes?"), é a primeira ilusão que cai por terra. Ainda que algum livro meu se perca (até hoje, dos que emprestei, estão dois sem retorno) tudo o que já ganhei (desde leituras, livros, prendas, amigos, botinhas de lã para a R. e para o A.) vale muitíssimo mais do que dois livros perdidos.

E porque é que eu escrevo aqui, hoje, tudo isto? Porque, a semana passada, a equipa que gere o BC (sim, porque tudo isto assenta num site de acesso gratuito, mas que tem por trás uma empresa) decidiu implementar algumas alterações, nomeadamente restringir a participação de quem não contribui financeiramente. Foi uma semana de emoções ao rubro, carregada de reclamações e conflitos que terminou - para já - em bem (ou seja, voltou tudo ao que era). E porque hoje de manhã, acordei "com asas" (sou membro com todos os direitos...), ganhas num sorteio (obrigada Marcenda), mais uma das fantásticas iniciativas que se organizam através do BC.

Tudo isto me dá que pensar. Os laços que se criam com pessoas que não se conhece, a forma como milhares de pessoas em todo o mundo se uniram para combater mudanças que consideraram injustas, a alegria que sentimos por um par de asas virtuais.

Podia daqui tirar muitas conclusões, mas só quero dizer que - de muitas formas - tem sido uma experiência que aumenta a minha fé e confiança na bondade e generosidade humanas. Obrigada a todos!

2 comments:

pikenatonta said...

Verdade sim senhora!!! O BC trouxe muita coisa boa à minha vida também... Sou membro desde 2005 (Junho).

Beijinhos grandes da Snowshoee

Anonymous said...

partilho todas essas sensações contigo, do coração. Aliás,acho que é essepensar e sentir, o denominador comum do bookrossing...
nninoca