Thursday, November 22, 2007

Piratas e bocas de sino

Hoje no metro, vinham duas miúdas sentadas ao pé de mim e uma delas contava à outra que tinha de fazer um trabalho sobre um objecto que tivesse sido moda nos anos 80. A outra, não estava a ver...

"- Então, é como as pastilhas Pirata. Hoje já ninguém compra pastilhas Pirata."
"- Ah, como as calças à boca de sino?"
"- Pois, pois. Agora um objecto, não estou a ver. Música, é fácil, mas um objecto... vou perguntar ao meu tio, ele deve saber..."

Eu vacilava entre o escandalizada e o divertida. Primeiro, porque tinha acabado de ver uma aluna da faculdade a comprar pastilhas Pirata. Depois, porque claro que não esperava que elas conhecessem os objectos em primeira mão mas, com tanta moda retro que há para aí, tanto blogue e site saudosista dos 80's, achava que havia meia-dúzia de ícones inter-geracionais. Pelos vistos, não.

Então, acometida de um impulso, fiz uma lista e, quando chegou a minha paragem, entreguei-lha e saí porta fora - dizendo "Toma, coisas da moda nos oitentas" - ainda a tempo de ouvir um "obrigada", entre o espantado e o constrangido.

E o que é que estava no lista? À cabeça, o cubo de Rubik, pois claro. E, entre outros, bombokas, bota botilde, limão twist, cassetes beta, zx spectrum, pacman... tudo escrito em maiúsculas, para dar para fazer pesquisas na net.

No comments: