Monday, January 15, 2007

Devolvido ao remetente

Tenho pensado bastante no referendo para a liberalização do aborto que se avizinha. Ouvi ainda há pouco uma comentadora televisiva regojizar-se com a organização e participação dos cidadãos. Ora, a mim, não me parece grande capacidade de organização surgirem dezenas de movimentos a lutar pelo mesmo. Se só há duas opções, o sim e o não, porque é que há tantos movimentos? E, digam-me lá, porque é que as campanhas são tão pobres, ideológica e graficamente? Quem são estas pessoas que se (des)organizam?

Ainda por cima, este não é um assunto em relação ao qual as pessoas mudem de opinião, pelo que as campanhas pelo sim e pelo não me parecem absolutamente desnecessárias. Parece-me que faltam é campanhas a insistir com os cidadãos para irem lá pôr o papelinho. Porque é uma vergonha se não houver percentagem de votos suficiente para o referendo ser válido. Ainda é uma vergonha maior se é válido e ganha o não, mas é, apesar de tudo, uma vergonha mais digna.

No comments: